9 COISAS QUE NÃO TE CONTARAM SOBRE COMÉRCIO ELETRÔNICO

O comércio eletrônico tornou- se uma indústria monstruosa na última década. A receita de varejo on-line está constantemente aumentando, com a previsão de 2019 subindo para impressionantes US $ 3,5 trilhões. A nova maneira de fazer compras ameaça seriamente as lojas tradicionais, já que agora 40% das compras são feitas usando apenas um. canal online para pesquisar e comprar.

Mas isso não significa que o comércio eletrônico já tenha atingido seu pico. Um estudo mostra que uma média de 2,86% das visitas ao site de comércio eletrônico se convertem em compras, portanto, há espaço mais do que suficiente para melhorias nesse campo.

Se você estiver administrando uma loja online, precisará entender todos os aspectos do negócio para maximizar a lucratividade. Nosso objetivo é apresentar nove coisas essenciais que você provavelmente não sabe sobre comércio eletrônico. Vamos dar uma olhada!

1. O comércio eletrônico é semelhante ao varejo tradicional

Embora seja verdade que o comércio eletrônico introduz um monte de novos recursos e táticas no jogo de compras, o fato é que ele ainda é muito semelhante ao varejo tradicional. Todos os fundamentos do negócio de tijolo e argamassa se aplicam ao comércio digital e o respeito a esses princípios ajudará você a superar os concorrentes que são completamente orientados pela tecnologia.

Loja física vs o site: Um site desempenha praticamente a mesma função que uma loja física. Dá aos visitantes a primeira impressão e permite que eles decidam para onde ir.

Pesquisa de mercado: Ambos os tipos de negócios dependem fortemente de pesquisas de mercado. Cada empresa precisa saber tudo sobre clientes, concorrentes, tendências do setor e assim por diante.

Canais de marketing: Varejistas tradicionais e empresas digitais usam as mesmas ferramentas e canais de promoção de marketing. Hoje, todo mundo precisa aproveitar as mídias sociais, publicidade paga ou marketing por e-mail para atrair novos clientes.

Incentivos: Não há diferença entre clientes digitais e do mundo real, pois todos adoram incentivos. Coisas como descontos, promoções e ofertas por tempo limitado são o caminho a percorrer nos dois mundos.

2). Criar um perfil típico de cliente é essencial

Essa conclusão anda de mãos dadas com a noção anterior de que a pesquisa de mercado é importante para os dois lados da moeda de varejo. Como empresa digital, você deve definir uma persona do comprador, porque é a única maneira infalível de aprender a abordar seu cliente.

As especificidades do cliente podem depender das peculiaridades do seu negócio, mas cada empresa precisa descobrir as seguintes características :

Idade e sexo: Esses fatos são cruciais porque não é o mesmo se você vende algo para meninas do ensino médio ou tem como alvo executivos de meia-idade e gerentes seniores.

Localização: Se a grande maioria dos seus clientes vier da mesma região, você poderá personalizar as ofertas e o conteúdo de acordo com esse recurso.

Educação: O mesmo vale para a educação, pois você precisa projetar uma estratégia de marketing para corresponder ao nível acadêmico do consumidor médio.

Renda média: Consumidores abastados e de baixa renda exigem diferentes tipos de ofertas e mensagens promocionais.

Estilo de vida e crenças pessoais : Você não pode abordar os clientes com sucesso se não entender seus pensamentos, seu modo de vida, estilo de comunicação e valores pessoais.

3). Descrições do produto realmente importam

Você sabe disso quase? 90% dos compradores caracterizam o conteúdo detalhado do produto como sendo extremamente importante para suas decisões de compra? Esse é um segmento crítico do varejo on-line, porque os usuários não têm a oportunidade de pegar o produto e examiná-lo fisicamente.

Em tais circunstâncias, o que você adiciona à descrição tem o poder de fazer ou quebrar sua taxa de conversão. As descrições dos produtos precisam mostrar a origem do item com todas as especificações técnicas.

Você precisa incluir instruções para garantir o uso sem esforço.

Não se esqueça de destacar os benefícios do produto e explicar suas vantagens de uma maneira que você sabe que atrai consumidores-alvo.

4). Qualidade do conteúdo ajuda você a se destacar

Todo mundo cria toneladas de conteúdo do site atualmente. De fato, parece que 60% dos profissionais de marketing criam pelo menos uma parte do conteúdo por dia. O que causou um aumento tão drástico na criação de conteúdo?

Bem, as empresas percebem que a grande maioria dos consumidores está cansada da publicidade tradicional. Um usuário típico não confia ou desfruta de comerciais e banners, mas deseja ver conteúdo de qualidade. Isso sugere claramente que você deve publicar postagens pendentes de forma consistente.

Antes de tudo, os visitantes do site preferem artigos analíticos e de formato longo. Eles querem aprender tudo sobre um determinado tópico, então você deve cobrir todos os aspectos da história e apoiá-lo adicionando fatos comprovados e descobertas estatísticas.

Em segundo lugar, você nunca deve escrever uma grande quantidade de texto: divida o conteúdo em parágrafos menores para maximizar a legibilidade de suas postagens. Além disso, não se esqueça de revisar as postagens antes de publicar. Mesmo o menor erro pode arruinar anos de trabalho duro, então você precisa verificar novamente cada artigo ou contratar um serviço de uma agência.

5). Integre as mídias sociais ao seu site de comércio eletrônico

Caso você ainda não tenha notado, as mídias sociais se tornaram um dos principais contribuintes para o setor de comércio eletrônico. Acabou com dois bilhões de usuários ativos diários, como Facebook, YouTube e Instagram, oferecendo a oportunidade de abordar clientes-alvo globalmente.

Existem muitas maneiras de explorar esse canal de marketing e vendas e tornar seus negócios digitais mais produtivos e mais lucrativos a longo prazo. Uma opção é adicionar botões de compartilhamento social ao lado de seus produtos, para que todos possam espalhar a notícia sobre seus itens através de seus perfis sociais. Dessa forma, você recebe visibilidade adicional e melhora o reconhecimento da marca.

Outra solução é compartilhar o conteúdo gerado pelo boca a boca feito pelo usuário em seu site. O boca a boca é uma tática perfeita para mostrar apreço e reconhecer seus clientes, além de aumentar a defesa da marca. Mas há muito mais que você pode fazer aqui: oferecer inscritos sociais, usar um sistema de comentários social ou lembrar os usuários a compartilhar depois de ler suas postagens e assim por diante.

5). Você não quer perder a oportunidade do carrinho abandonado

De um modo geral, uma grande parte dos visitantes abandonará o carrinho sem concluir a compra, mas você não deve apenas sentar e assistir isso acontecer. Seu trabalho é fazer tudo o que for necessário para reduzir a porcentagem de carrinho abandonado :

  • Cálculo de frete acessível na página do produto
  • Permita um check-out fácil para manter o processo de compra simples e intuitivo.
  • Não force os usuários a se registrarem, porque a maioria deles deseja comprar produtos sem complicações adicionais.
  • Dê aos visitantes do site mais de uma opção de pagamento.

Você pode impedir que muitos carrinhos abandonados usem esses truques, mas ainda não acabou, mesmo que eles deixem seu site. Pelo contrário, você precisa agir e inspirar perspectivas a voltar.

O sistema é simples: crie e envie um email de recuperação para manter contato com o possível cliente. Por exemplo, você pode convidá-los a voltar e oferecer um desconto único. Não requer muito esforço, mas os resultados são surpreendentes.

A maior vantagem do comércio eletrônico é o fato de você poder fornecer aos usuários atendimento ao cliente 24 horas por dia. Isso não é apenas um benefício, mas também um requisito, pois as pessoas navegam na Internet sem parar e desejam obter informações quase instantaneamente.

7). Você precisa de um suporte ao cliente 24/7

Como você pode disponibilizar sua empresa 24/7? Além dos suspeitos do costume (correio, e-mail, número de telefone, contas de mídia social, etc.).), você também precisa de um serviço ao cliente totalmente operacional a qualquer hora, qualquer dia. Esse recurso vem na forma de chatbots.

Um estudo revela que 64% dos consumidores pensam que o serviço 24 horas é o maior benefício dos chatbots. Esse sistema permite que os usuários se envolvam com sua marca sempre que quiserem, enquanto você recebe insumos altamente relevantes relacionados ao consumidor.

8). O boca a boca se espalha muito rapidamente

Você provavelmente está ciente do poder da prova social, mas nunca se esquece ou subestima seu potencial. O boca a boca se espalha muito rapidamente e pode fazer ou quebrar seus negócios, então você precisa nutrir análises on-line e depoimentos de clientes.

Depoimentos de sites e estudos de caso representam a versão básica da prova social. No entanto, você pode fazer muito mais usando alguns desses recursos :

  • Revele o número total de compras. Por exemplo, você pode dizer que 211.546 usuários já compraram o produto.
  • Adicione uma contagem de revisão ao lado do produto.
  • Adicione um crachá mais vendido para destacar a popularidade do produto.
  • Mostre quantos usuários adicionam um determinado item ao carrinho de compras.

9). Software de comércio eletrônico varia de recursos e qualidade

Ao procurar software de comércio eletrônico on-line, você vê centenas de opções diferentes. Todos parecem tentadores e atraentes, mas não pensam que são todos iguais.

As plataformas de comércio eletrônico variam em recursos e qualidade, portanto, você precisa estar ciente de seus próprios requisitos profissionais. Você precisa de uma ferramenta geral ou deseja se concentrar em funções específicas, como segurança, usabilidade, ferramentas de marketing, integrações de software ou escalabilidade? A maneira como você responde a essa pergunta o ajudará a tomar a decisão final.

Você pode encontrar dezenas de soluções de comércio eletrônicos bonitos e confiáveis, mas cabe a você fazer a pesquisa e encontrar a plataforma que mais se adapte às suas necessidades.

Conclusão

O comércio online está conquistando o negócio do varejo, mas ainda tem espaço mais do que suficiente para melhorias. A administração de uma loja digital lucrativa exige uma compreensão completa do comércio eletrônico, por isso fizemos essa postagem para explicar nove itens essenciais que você provavelmente não sabia sobre o seu negócio. Seguir esses princípios ajudará você a aumentar a receita, portanto, lembre-se de nossas sugestões – você notará os benefícios em breve!

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