NEUROMARKETING NO COMÉRCIO ELETRÔNICO

O neuromarketing é definido como um ramo da pesquisa em neurociência que visa perceber os consumidores através de seus processos cognitivos. Também encontra aplicações em marketing, decifrando as preferências, expectativas, motivações do consumidor e prevendo seu comportamento. Além disso, explica falhas ou sucessos das campanhas publicitárias ou de marketing.

Em outras palavras, Neuromarketing significa entender a lógica por trás de como os clientes tomam decisões de compra em sua jornada e suas respostas aos estímulos de marketing.

Como funciona o neuromarketing no comércio eletrônico?

Os profissionais de marketing digital hoje têm acesso a ferramentas de rastreamento inteligentes como SEMRush ou Google Analytics . No entanto, é difícil medir o elemento mais importante da sua campanha de marketing. O que equivale à capacidade de fazer seu público sentir algo.

Anteriormente, os pesquisadores de marketing usavam métodos tradicionais, como pesquisas com clientes e entrevistas para entender como seus anúncios impactavam o comportamento do consumidor. Com os avanços da tecnologia, os profissionais de marketing usaram ferramentas como ressonância magnética funcional (fMRI), eletroencefalograma (EEG), Estimulação Magnética Transcraniana (TMS), Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET), Magnetoencefalografia (MEG), com fMRI e EEG como o predominante técnicas usadas.

Além disso, o neuromarketing no e-commerce também utiliza o teste de associações implícitas e outros instrumentos, métodos e técnicas biométricas. Eles compreendem a medição da reatividade psicofisiológica, rastreamento ocular, avaliação da frequência cardíaca e respiratória e medição da reatividade eletrodérmica.

As informações dessas ferramentas ajudam os pesquisadores de marketing de comércio eletrônico a analisar a atividade neural do comportamento do consumidor em tempo real. Além disso, essas ferramentas facilitam a captura da primeira impressão que o cliente percebe e também a facilidade com que ele interage com o layout do seu site.

Usando as informações da pesquisa, as principais marcas de comércio eletrônico estão incorporando táticas de neuromarketing ao projetar suas embalagens, produtos e campanhas publicitárias. Por exemplo, a Frito-Lay descobriu que os pacotes brilhantes com fotos de batatas fritas provocaram uma resposta negativa, quando testados em sacos foscos com fotos de batatas neles, agradaram o consumidor, depois disso, eles abandonaram o uso dos brilhantes.

A gigante do comércio eletrônico Netflix usa neuro rastreadores como ferramenta para prever o sucesso de seus programas online com uma taxa de precisão de 84% .

Assim, o conhecimento da psicologia dos clientes ajuda as empresas de comércio eletrônico a canalizar seus esforços de marketing e fabricação de uma maneira melhor. Em última análise, o envolvimento emocional traz, por sua vez, conteúdo de qualidade.

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