40 frases prontas e poderosas para atendimento ao cliente via WhatsApp

Cada vez mais aumenta a exigência do cliente por um atendimento ágil e de qualidade. O WhatsApp vem se mostrando uma ferramenta completa para o marketing de conversação. A partir de mensagens rápidas e práticas, essa ferramenta auxilia numa melhor experiência em todas as fases de contato cliente-empresa.

Mensagens estratégicas e diretas de boas-vindas, resolução de problema, avisos de ausência, despedidas e outros simples recados podem ser o diferencial da sua empresa e a chance de se destacar frente aos concorrentes. Mas para que funcionem como esperamos, é importante elas estarem alinhadas com a linguagem da sua marca e com a persona que irá entrar em contato.

Para te ajudar a explorar ainda mais esse aplicativo e oferecer um atendimento ainda melhor ao seu público, hoje a Maxbot trouxe algumas frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp. Confira!

Frases de saudações para clientes no Whatsapp

A frase de saudação é uma das mais importantes, é ela que vai dar as boas-vindas e as primeiras informações da sua empresa ao seu cliente. Essa mensagem deve ser criativa e gentil. Você ainda não conhece o cliente e nem sabe em qual horário ele entrará em contato, então opte por frases neutras sem marcação de gênero e tempo.

A dica é enviar uma frase simples de apresentação e boas-vindas e não fazer diversas perguntas logo no primeiro contato. Veja algumas sugestões do que escrever na mensagem de saudação do WhatsApp:

  1. Seja bem-vindo ao [nome da empresa]! Meu nome é [nome do atendente]. Como posso te ajudar nesse momento?
  2. Olá! Aqui é [nome do atendente], tudo bem? Irei fazer seu atendimento hoje. Me conta, como posso ajudar você?
  3. Boas-vindas ao [nome da empresa]! O que eu posso fazer por você hoje?
  4. Olá, tudo bem? Meu nome é [nome do atendente], irei fazer o seu atendimento hoje. Me conta como posso ajudar você!
  5. Olá, tudo bem? Meu nome é [nome do atendente] e estou à sua disposição. Primeiro quero entender o motivo do seu contato para que eu possa ajudar você!
  6. Hey, aqui é [nome do atendente]. Conte tudo e não me esconda nada, vou ajudar você no que precisar!
  7. Olá, tudo bem? Em que posso ajudar?
  8. Olá! Seja bem-vindo a [nome da empresa], como é bom ver você aqui.
  9. Bem-vindo à [nome da empresa]. Tudo bem? Meu nome é [nome do atendente]. Qual o motivo de seu contato, por favor?

Se desejar, você pode adicionar alguns dados da empresa como horário de atendimento e um link para o site com informações de seus produtos e serviços. Aqui no blog já publicamos o post “Exemplos de saudação para WhatsApp Business“, que diz mais sobre a importância dessa primeira mensagem e como configurá-la na versão gratuita comercial do aplicativo.

Frases de atendimento — Pedido de espera

Se houver a necessidade de espera para checar informações durante o atendimento ao cliente, você pode informá-lo sobre o tempo que irá levar. É uma forma de mostrar respeito e deixá-lo ciente sobre o tempo do atendimento, mesmo que demore. Veja algumas formas de pedir para o cliente esperar:

  1. Estamos trabalhando nessa questão, mas é provável que o sistema volte ao ar dentro de [tempo de espera estimado].
  2. Informamos que precisaremos esperar um pouco para checar algumas informações.
  3. Estou resolvendo seu problema, por favor aguarde [tempo de espera estimado].
  4. Sua solicitação será resolvida em [tempo de espera estimado]. Você pode esperar ou prefere que eu entre em contato depois?
  5. Verifiquei que vou conseguir atender sua solicitação dentro de [tempo de espera estimado]. Enquanto isso, que tal conferir [sugestão ] no nosso site? (Pode indicar alguma promoção, produto novo, conteúdo, dentre outros).

Frases para mensagem automática de ausência no WhatsApp

Nem sempre os atendentes estarão disponíveis para atender os clientes, por isso também é importante configurar mensagens de ausência no WhatsApp para informar o horário de atendimento ou que o contato será retornado. Veja alguns modelos de frases para utilizar nestes casos:

  1. Oi tudo bem? Informamos que no momento não estamos disponíveis, mas iremos te responder assim que possível. Agradecemos a compreensão.
  2. Olá! Obrigada por entrar em contato com a [nome da empresa]. No momento todos os nossos atendentes estão descansando para te atender melhor no próximo horário disponível.
  3. Olá, com vai? É uma pensa que não possamos te atender agora. Nosso horário de atendimento é de [dia e horário]. Enquanto isso, que tal conferir as promoções do nosso site? [Link do site].
  4. No momento todos os nossos atendentes estão indisponíveis, aguarde que logo te atenderemos.
  5. Olá, no momento não estamos online. Nosso time atende de segunda a sexta das 8h as 18h!
  6. Olá, meu nome é [nome do atendente], represento a [nome da empresa]. Não estou disponível no momento, mas para adiantar seu atendimento deixe seu nome completo e o motivo do seu contato que retornarei assim que possível.

Frases de atendimento para clientes irritados ou insatisfeitos

Pode acontecer de um cliente ficar insatisfeito com um produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Esteja ele com razão ou não, algumas frases podem ser utilizadas para mostrar que a sua equipe se importa e que pode reverter o problema da melhor forma possível. Veja:

  1. Minhas sinceras desculpas pelo ocorrido. Me conte como posso te ajudar a reverter a situação.
  2. Sinto muito que isso tenha acontecido e peço desculpas. Quero entender como posso te ajudar, você poderia descrever melhor o que houve?
  3. Peço desculpas pelo ocorrido. Quero que saiba que vou fazer o melhor para resolver isso. Você poderia me contar mais sobre o que aconteceu?

Após escutar o que aconteceu, mostre ao seu cliente que ele foi compreendido e que a empresa fará o possível para ajudá-lo:

  1. [nome do cliente] confirme por gentileza se entendi o que me explicou [resumo do que foi relatado].
  2. Ok, vou repassar brevemente o que contou, para ter certeza que entendo o seu problema.
  3. Entendi, então você acredita que [resumo do problema] aconteceu por causa [cite a causa relatada pelo cliente].

Frases de atendimento no WhatsApp para delivery: coleta de pedido

O WhatsApp pode ser uma ótima forma de coletar pedidos, você pode explorar o clima, as promoções do dia, o feriado e criar frases criativas que convençam o consumidor a realizar um pedido delivery. Confira algumas ideias:

  1. E aí, vi que você está com fome! Que tal pedir o prato do dia com 20% de desconto?
  2. Olá, está procurando algo especial para esta noite fria? Nossa seção de vinhos está com uma seleção incrível, e o melhor, você recebe aí no quentinho da sua casa. Escolha e peça já o seu!
  3. Olá! Para visualizar e fazer o seu pedido acesse o link e aproveite as delícias do nosso cardápio!
  4. Pai presente merece presente! O assistente de compras do [nome da empresa] criou uma super promoção com descontos para você não deixar seu pai sem presente. Me chama aqui que te conto mais sobre!,

Você pode adaptar essas ideias para a época do ano ou promoção que estiver fazendo. Então solte sua criatividade e aproveite!

Frases de atendimento via Whatsapp para despedida

As mensagens de despedidas são tão importantes quanto as de saudação para o atendimento. É ela que vai deixar as portas abertas para o seu cliente voltar ou não a comprar novamente com a sua empresa. Confira algumas frases prontas:

  1. Agradecemos seu contato e desejamos um ótimo dia!
  2. Espero ter te ajudado, até a próxima!
  3. Obrigado por entrar em contato com a [nome da empresa]. Caso tenha alguma outra dúvida, estamos à disposição.
  4. Tchau, tchau!! É sempre um prazer falar com você!
  5. Até mais, obrigada por confiar nos nossos serviços. Estamos sempre dispostos a atendê-lo!

Frases de agradecimento ao cliente por Whatsapp

Mostrar gratidão pela compra, um feedback, uma sugestão ou uma indicação é uma ótima estratégica para fidelizar um cliente. Com frases simples de agradecimento você valoriza seu consumidor e em alguns casos pode até oferecer um desconto ou um brinde e pedir uma opinião:

  1. Agradecemos pelo seu feedback. Iremos trabalhar para melhorarmos!
  2. Muito obrigado por indicar nossos serviços para outras pessoas! Para te agradecer ainda mais estamos te presenteando com 10% de desconto com o cupom [código] para você aproveitar ainda mais nossos produtos.
  3. Obrigado por escolher a [nome da empresa]. Você é muito importante para nós!
  4. Foi ótimo saber que você está gostando dos nossos produtos. Agradecemos o seu feedback!
  5. Obrigado por continuar a nos escolher novamente! Estava tudo certo com o seu pedido? Se puder, deixe sua opinião e receba um desconto no seu próximo pedido.

Bônus: como a automação pode melhorar o atendimento via WhatsApp

Você sabia que essas mensagens para WhatsApp que apresentamos podem ser disparadas automaticamente pelo aplicativo? A automação de WhatsApp permite um atendimento imediato ao cliente independente do volume de mensagens recebidas no mesmo momento. Ou seja, um assistente virtual com mensagens pré-configuradas disponível a qualquer hora do dia.

Esse primeiro contato inicial, padronizado e automático te auxilia a atender bem os novos clientes e a fidelizar aquelas pessoas que já consomem seu produto.

Existem diversas formas de automatizar o WhatsApp, algumas funções estão disponíveis gratuitamente na versão comercial do aplicativo, como configurar mensagens automáticas de saudação e ausência. Outras automações com possibilidades mais abrangentes como cadastro de clientes, interações personalizadas e geração de protocolos podem ser adquiridas com ferramentas complementares como um chatbot.

Hoje você conferiu algumas frases prontas para o setor de atendimento da sua empresa utilizar no WhatsApp. Se você que entender mais como valorizar o seu cliente confira o post Jornada do Cliente: Entenda o que é com exemplos. Continue acompanhando o blog da Maxbot para saber mais sobre o mundo do marketing para negócio!

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