14 TENDÊNCIAS IMPORTANTES DE MÍDIA SOCIAL (2023-2026)

Em 2023, havia aproximadamente 4,89 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo. Isso representa apenas 2,5 bilhões de usuários em 2017.

Nos próximos anos, o uso de mídias sociais deverá aumentar. No entanto, os especialistas preveem que as plataformas mais populares podem perder uma quantidade considerável de usuários, à medida que novas plataformas consomem sua participação no mercado.

E neste relatório abordaremos as tendências de mídia social mais importantes para ficar de olho nos próximos anos.

1. A POPULARIDADE DO TIKTOK AUMENTA COM A GERAÇÃO Z

O Facebook é a plataforma de mídia social mais popular em geral. Mas o TikTok é o aplicativo preferido das gerações mais jovens. E está ganhando popularidade ainda mais rápido do que os especialistas previam.

As previsões do eMarketer mostram que a porcentagem de usuários do Facebook com menos de 25 anos cairá para menos de 15% em 2023.

Isso contrasta fortemente com suas previsões sobre o TikTok: 44% dos usuários dessa plataforma terão menos de 25 anos até 2023.

Um quinto da Geração Z (pessoas entre 10 e 25 anos) gasta mais de cinco horas por dia no TikTok.

Uma pesquisa de 2021 descobriu que os vídeos do TikTok são extremamente eficazes para marcas que desejam comercializar seus produtos para a Geração Z.

Quase 40% das pessoas na Geração Z dizem que os vídeos do TikTok são onde eles vão para aprender sobre novos produtos e comprar novos produtos.

Ter um público tão cativo significa que o dinheiro do marketing está fluindo para o TikTok a uma taxa nunca antes vista.

No início de 2020, apenas 16% dos profissionais de marketing disseram usar a plataforma. Em 2021, esse número já subia para 68%.

As previsões de mercado mostram que a receita publicitária do TikTok ultrapassará a do YouTube em 2024. As estimativas mostram que o TikTok arrecadará mais de US$ 11 bilhões em receita publicitária nos EUA naquele ano.

A plataforma também teve um grande salto na eficácia, de acordo com os profissionais de marketing.

Em 2021, apenas 3% dos profissionais de marketing disseram que era a plataforma mais eficaz para atingir suas metas de negócios. Em 2022, esse número disparou para 700%, com 24% afirmando que a plataforma era a mais eficaz.

A geração Z também é conhecida por usar o TikTok para promover causas sociais.

Em 2020, Gen Zers usou o TikTok para encorajar outros usuários a comprar ingressos para um comício de Donald Trump , mas não comparecer.

Uma pesquisa descobriu que mais de 75% dos Gen Zers dizem que aprendem sobre justiça social e política no TikTok.

2. AS MARCAS USAM A MÍDIA SOCIAL PARA FORNECER SUPORTE A CLIENTES IMPACIENTES

Os consumidores de hoje não são pacientes. Eles querem uma resposta para seus problemas imediatamente.

Uma pesquisa da HubSpot descobriu que 90% dos consumidores procuram uma resposta imediata de uma marca quando têm uma pergunta sobre o atendimento ao cliente.

Essa demanda por velocidade e atenção personalizada está levando muitas marcas a oferecer atendimento e suporte ao cliente por meio das mídias sociais.

A Zendesk informou que o volume de tíquetes de atendimento ao cliente nas mídias sociais aumentou 20% de 2020 a 2021.

Em 2017, 33% dos americanos usaram as mídias sociais para reclamar de uma marca.

Uma pesquisa de 2022 descobriu que 75% dos usuários do Twitter, 59% dos usuários do Facebook e 34% dos usuários do Instagram procuram marcas nas plataformas sociais. Cerca de metade dessas pessoas estão entrando em contato sobre problemas de atendimento ao cliente.

Embora alguns possam pensar rapidamente que essas reclamações públicas estão diminuindo o valor da marca, muitas empresas agem rapidamente para responder e transformar isso em uma oportunidade . Ao responder, a marca mostra que está ouvindo ativamente os clientes e isso pode gerar fidelidade à marca.

Quase 50% dos americanos têm uma visão mais favorável das marcas que respondem aos problemas de atendimento ao cliente via social.

Quão rápido é rápido quando se trata de responder nas mídias sociais?

Uma pesquisa do Sprout Social disse que 22% dos consumidores querem uma resposta em 1-2 horas e outros 22% disseram que esperam uma resposta dentro de 2-12 horas.

No entanto, apenas cerca de metade das marcas atendem às expectativas dos clientes em termos de tempos de resposta.

O varejista da Ecomm, Zappos, responde aos clientes por meio da mídia social com a velocidade da luz – em até 20 minutos após a postagem.

3. O GERENCIAMENTO DE CRISES NAS MÍDIAS SOCIAIS TORNA-SE OBRIGATÓRIO

Mais de 95% das empresas esperam enfrentar uma crise nos próximos dois anos, mas menos de 40% dos líderes empresariais dos Estados Unidos tinham um plano de crise “muito relevante” em vigor até 2020.

Como muitos consumidores usam as mídias sociais, muitas dessas crises ocorrerão nas plataformas sociais.

As informações se espalham rapidamente nas mídias sociais, o que significa que um problema relativamente menor pode explodir em uma crise se as marcas não estiverem monitorando seus canais sociais.

De acordo com uma pesquisa da PRWeek de 2022, 88% dos entrevistados relataram precisar de ajuda com a escuta social e 89% desejam melhorar sua capacidade de avaliar possíveis crises.

Em meio a uma crise, os consumidores hoje buscam marcas que sejam transparentes e honestas.

Uma pesquisa relatou que 34% dos consumidores esperam que as marcas respondam a uma crise em 30 minutos nas mídias sociais.

Em pesquisa encomendada pelo Twitter, 61% dos usuários disseram que as marcas devem reconhecer os momentos de crise em sua publicidade e comunicação quando eles estão ocorrendo.

Quase 90% dos usuários de mídia social dizem que as empresas podem reconquistar sua confiança durante uma crise admitindo o erro e sendo transparentes sobre as medidas que estão tomando para resolver o problema.

Uma marca que não se saiu bem ao lidar com crises de mídia social é a Peloton.

Em apenas um exemplo, as esteiras da empresa foram recolhidas após a morte de uma criança de seis anos em 2021.

A marca esperou mais de um mês para fazer o recall das esteiras e começar a administrar a crise.

Muitas das respostas no Twitter criticaram a marca por não abordar o problema antes.

4. A MÍDIA SOCIAL SE TORNA O REI DO MUNDO DA PUBLICIDADE

Os gastos com anúncios digitais estão aumentando.

Mais de US$ 521 bilhões foram gastos em anúncios digitais em 2021. E especialistas dizem que esse número pode chegar a US$ 876 bilhões em 2026.

Os anúncios de mídia social são uma grande parte desse gasto.

Em 2022, espera-se que as empresas gastem US$ 177 bilhões em publicidade social nos Estados Unidos, superando pela primeira vez na história a quantidade de gastos com anúncios direcionados à televisão.

Uma pesquisa mostrou que 71% dos profissionais de marketing planejavam aumentar seu orçamento de anúncios sociais em 2021.

Mais da metade dos profissionais de marketing dizem que gastam 50% ou mais de seus orçamentos de marketing em anúncios de mídia social.

As estatísticas mostram que esses anúncios estão gerando receita.

O GWI Social Report mostrou que 28% dos usuários da Internet geralmente descobrem novos produtos e marcas por meio de anúncios nas mídias sociais, e quase 80% dos usuários dizem que recorrem às mídias sociais quando procuram informações sobre marcas.

Os dados da SurveyMonkey mostram que 48% dos usuários de mídia social compraram um produto depois de ver um anúncio.

A segmentação é uma das maiores razões pelas quais os anúncios de mídia social são tão bem-sucedidos.

Por exemplo, o Facebook tem aproximadamente 52.000 pontos de dados em cada usuário na plataforma.

Os profissionais de marketing podem usar esses pontos de dados para segmentar públicos e criar mensagens publicitárias hiper-relevantes.

No entanto, o Facebook anunciou recentemente que removeria a segmentação “sensível” relacionada a questões como raça, religião, crenças políticas e orientação sexual.

Anúncios baseados em rastreamento estão enfrentando restrições crescentes com o Google dizendo que os cookies de terceiros serão removidos em 2023.

A Apple também removeu a capacidade dos aplicativos de rastrear usuários em outros aplicativos.

Em um exemplo bem-sucedido de anúncios digitais e segmentação, a Fujifilm fez parceria com uma agência criativa para criar uma série de 12 anúncios sociais pagos para promover sua nova câmera instax em 2020.

A campanha atingiu seis segmentos de público por meio de sorteio de prêmios.

O primeiro anúncio gerou 500 leads nas primeiras 12 horas.

Ao final da campanha, eles tinham mais de 13 mil novos contatos com um custo por clique de apenas US$ 0,37.

5. CONFIANÇA E AUTENTICIDADE SÃO A NOVA FORMA DE VENDER NAS REDES SOCIAIS

Os dias de promoções de marca nas mídias sociais acabaram.

As pessoas não vão se conectar com marcas que só falam sobre si mesmas e seus produtos .

As pessoas querem informações úteis que possam usar em suas vidas. Eles querem uma conexão emocional com uma marca. Eles querem saber que uma marca é humana e compartilha seus valores.

Nas redes sociais, as marcas estão adaptando seu conteúdo para que ele conte uma história genuína e construa a autenticidade da marca.

Autenticidade de marca significa que uma empresa é fiel a si mesma e a seus clientes.

Algumas tendências se destacam quando se trata de construir a autenticidade da marca.

Incentivar a liderança da empresa a ter uma presença ativa nas mídias sociais e discutir os eventos atuais é uma tendência.

Uma pesquisa de 2020 mostrou que 92% das pessoas querem que seu CEO fale sobre questões controversas.

A pesquisa mostra que 38% dos consumidores dizem que a transparência de um CEO os inspiraria a serem mais leais a uma marca e 32% dizem que os inspiraria a comprar dessa marca.

Os consumidores estão dispostos a recompensar as empresas que consideram autênticas e confiáveis.

O Sprout Social informa que, quando os clientes se sentem conectados a uma marca, 57% estão dispostos a aumentar seus gastos com essa marca e 76% comprarão dessa marca em vez de um concorrente.

A Nani Swimwear é uma marca que está usando o social para comunicar uma mensagem de marca autêntica e criar confiança com seus consumidores.

Eles também postam sobre positividade corporal e usam modelos de todos os tamanhos e habilidades, mostrando que se identificam com os valores centrais de seus consumidores.

6. NOVAS PLATAFORMAS E GIGANTES DAS MÍDIAS SOCIAIS LANÇAM OPÇÕES DE ÁUDIO

A popularidade do podcasting tem aumentado nos últimos 15 anos.

Em 2021, 41% dos americanos com mais de 12 anos ouviram pelo menos um podcast no último mês.

Nos próximos meses, as plataformas de mídia social esperam capitalizar a disposição dos usuários de consumir conteúdo de áudio.

Um analista de tecnologia diz que o áudio social é o meio Goldilocks. “O texto não é suficiente e o vídeo é demais; o áudio social é perfeito. Representa a oportunidade de conexão social e empatia sem as desvantagens do vídeo”, afirma.

Discord é uma das plataformas de áudio mais conhecidas. Durante o pico da pandemia, contava com mais de 140 milhões de usuários ativos mensais.

Também existem os bate-papos baseados em textos usuais.

O Discord começou como um software para jogadores de videogame que não conseguiam parar de jogar para digitar. Existem agora milhões de servidores baseados em tópicos na plataforma.

O Wavve adota uma abordagem um pouco diferente para o áudio social.

Este software permite que os criadores de podcast ou música selecionem um trecho de seu áudio e criem um vídeo projetado profissionalmente para mídia social usando esse áudio.

As potências da mídia social também estão lançando suas próprias plataformas focadas em áudio.

O Twitter tem tweets de voz e Twitter Spaces , que permite aos usuários criar conversas ao vivo com outros usuários.

O Facebook está construindo novas ferramentas de criação de áudio. Isso permitirá que os usuários criem Soundbites , clipes de áudio curtos e iniciem salas de áudio ao vivo.

7. A MÍDIA SOCIAL SURGE COMO UMA PLATAFORMA DE COMPRAS

À medida que as compras se tornaram mais virtuais durante a pandemia, as plataformas de mídia social se tornaram um ponto de venda cada vez mais popular.

Na verdade, o número de compradores de comércio social nos EUA aumentou 25,2% , atingindo mais de 80 milhões.

E esse número está previsto para ultrapassar os 100 milhões em 2023.

Até 18% dos consumidores dos EUA apertaram o botão “comprar” em uma plataforma de mídia social em 2020, em comparação com 13% em 2019.

Além disso, 6% dos consumidores dos EUA compraram algo em uma história de mídia social para compras em 2020, em comparação com apenas 12% em 2019.

Pessoas mais jovens são significativamente mais propensas a comprar em plataformas de mídia social.

Aproximadamente 37% dos compradores de 15 a 22 anos usaram o botão “comprar” nas mídias sociais e 30% compraram algo em uma história de mídia social para compras.

O Instagram é um dos principais canais de comércio eletrônico social.

Na verdade, cerca de 70% dos consumidores procuram o Instagram para descobrir um produto.

E aproximadamente 90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma página comercial.

No entanto, o Facebook lidera como a melhor escolha para o comércio social .

Em 2020, o Facebook adicionou o Facebook Shops à sua gama de ferramentas de compras, que incluem o Facebook Marketplace e anúncios de compra.

O Facebook Shops permite que os usuários criem uma única loja online que pode ser comprada no Facebook ou no Instagram.

Outras plataformas de mídia social são projetadas para entrar no campo de jogo no futuro.

Por exemplo, no final de 2019, o TikTok começou a experimentar links de produtos .

À medida que o espaço do comércio social se expande, é provável que as plataformas de mídia social adaptem recursos que tornem as compras mais fáceis para os usuários.

Por exemplo, o Instagram atualmente conta com o Instagram Checkout , que permite que os usuários comprem na plataforma sem precisar ir a um site de terceiros.

As plataformas de mídia social provavelmente também apresentarão recursos para permitir um marketing conversacional mais fácil.

Por exemplo, o Facebook Messenger permite que mais de 2 bilhões de mensagens sejam trocadas mensalmente entre consumidores e empresas.

O Facebook Shops permite que os consumidores entrem em contato com empresas via Messenger, WhatsApp ou Instagram Direct e façam compras diretamente desses chats.

Os consumidores estão se tornando mais dependentes das compras sociais e dos recursos de compra.

Estima-se que 33% dos consumidores preferem ter uma interação de atendimento ao cliente nas mídias sociais em vez do telefone ou e-mail.

Cerca de 42% dos usuários que enviam uma solicitação de atendimento ao cliente nas mídias sociais esperam uma resposta em uma hora.

8. PROLIFERAÇÃO DE CONTEÚDO DE VÍDEO CURTO

Em muitos casos, as postagens de vídeo têm um desempenho melhor do que as postagens de fotos estáticas nas mídias sociais.

Em alguns casos, os vídeos do Instagram receberam o dobro de engajamento do que as postagens de fotos.

De acordo com um estudo , até 82% do conteúdo online consistirá em vídeos este ano.

TikTok é uma plataforma de mídia social dedicada a vídeos curtos.

Nos primeiros três meses de 2020, o TikTok foi baixado 315 milhões de vezes em todo o mundo, estabelecendo um recorde de downloads trimestrais de qualquer aplicativo.

Outras empresas de mídia social estão criando mais opções para postagens de vídeo de formato curto.

Para competir com o TikTok, o Instagram lançou o Instagram Reels em 2020.

Reels permite aos usuários gravar e postar vídeos de até 30 segundos de duração. Isso se soma às outras duas opções de vídeo do Instagram: IGTV e Stories.

A NBA descobriu que o engajamento com suas postagens do Instagram Reel era, em alguns casos, duas vezes maior do que com suas postagens de vídeo regulares.

O YouTube também lançou um novo recurso em 2020, o YouTube Shorts , como concorrente do TikTok e do Instagram Reels.

Embora esteja em sua infância, o YouTube Shorts já está recebendo 15 bilhões de visualizações diariamente em todo o mundo.

Enquanto as opções de vídeos curtos estão crescendo, os vídeos mais longos ainda não vão a lugar nenhum.

À medida que mais pessoas passaram a ficar online durante a pandemia, as transmissões ao vivo foram cadas vez mais usadas para hospedar eventos e reuniões públicas.

A indústria de transmissão ao vivo cresceu 99% em 2020 e espera-se que continue crescendo .

A plataforma de vídeo ao vivo mais popular de 2020 foi o Twitch, que cresceu 50% apenas de março a abril e 101% no ano.

Os usuários gastam aproximadamente 1,645 bilhão de horas assistindo a vídeos na plataforma por mês.

9. A MÍDIA SOCIAL SE TORNA PARTE DA VIDA DIÁRIA

Mais de 72% dos americanos estavam nas redes sociais até o final de 2020, um aumento de 4,3% em relação ao ano anterior.

O uso de mídias sociais no Canadá é ainda maior, com mais de 84% dos canadenses relatando que usam mídias sociais.

Não só o número de usuários de mídia social está crescendo.

Mas a quantidade de tempo que os usuários gastam em plataformas de mídia social também está crescendo.

Em média, as pessoas gastam cerca de 147 minutos nas mídias sociais todos os dias . Isso é cerca de uma hora a mais do que as pessoas gastavam nas redes sociais em 2012.

No geral, o uso de mídia social (incluindo aplicativos de mensagens como Whatsapp) aumentou 21% globalmente durante a pandemia.

O que está tornando a mídia social um canal cada vez mais popular para os profissionais de marketing.

A crescente dependência mundial das mídias sociais (e seus algoritmos subjacentes) alimentou apelos para desconectar e iniciativas para reduzir a dependência das mídias sociais, como o Dia Nacional de Desconexão e o Minimalismo Digital .

No entanto, é improvável que essas campanhas revertam a trajetória ascendente da mídia social no curto prazo.

Há também a tendência crescente de influenciadores de mídia social.

O que não está apenas afetando a maneira como as empresas abordam o marketing digital.

Mas essa tendência da mídia social também está criando milhões de mini-impérios para pessoas com muitos seguidores no Instagram e no YouTube.

10. O FACEBOOK CONTINUA NO TOPO (POR ENQUANTO)

O Facebook continua sendo a plataforma de mídia social mais usada no mundo, seguida de perto pelo YouTube.

Instagram e TikTok foram a quarta e a sétima plataformas mais populares do mundo.

Apesar de alguma cobertura negativa da imprensa, o crescimento do Facebook não está diminuindo.

Atualmente, a plataforma possui cerca de 1,845 bilhão de usuários diários e teve cerca de 22 bilhões de visitantes totais em agosto de 2021.

O usuário médio gasta cerca de 58 minutos no Facebook por dia.

Por outro lado, o usuário médio do YouTube gasta cerca de 40 minutos usando a plataforma.

O YouTube tem cerca de 30 milhões de usuários diários e teve cerca de 35 bilhões de visitantes no total em julho de 2022.

O Instagram tem 500 milhões de usuários diários ativos e teve mais de 6,6 bilhões de visitantes no total em julho de 2022. O usuário médio gasta cerca de 53 minutos no Instagram.

O usuário médio do TikTok gasta aproximadamente 52 minutos no aplicativo diariamente.

Enquanto alguns usuários mais jovens gastam em média 80 minutos no aplicativo diariamente.

Não faltam novas plataformas de mídia social sendo lançadas a cada ano.

O Clubhouse , uma rede social apenas para convidados baseada em bate-papos de áudio, recebeu ampla atenção desde seu lançamento em 2020.

Apesar do sucesso de algumas novas plataformas, como o Clubhouse, espera-se que os principais players descritos acima continuem a dominar o mercado nos próximos anos.

11. MENORES PERÍODOS DE ATENÇÃO RESULTAM EM MAIS CONTEÚDO PEQUENO

Sim, as pessoas estão gastando mais tempo nas redes sociais.

Mas eles estão gastando menos tempo interagindo com postagens individuais.

Estudos sugerem que o tempo de atenção da pessoa média hoje é de 8 segundos – abaixo dos 12 segundos de 20 anos atrás.

As pessoas que acessam o conteúdo de mídia social em seus computadores tendem a gastar um pouco mais de tempo em cada parte do conteúdo do que aquelas em dispositivos móveis.

Por exemplo, as pessoas que acessaram o Facebook pelo computador gastaram em média 2,5 segundos em um conteúdo.

Enquanto aqueles que acessaram o Facebook de seus telefones gastaram 1,7 segundos no mesmo conteúdo.

Os sites de mídia social estão se ajustando a isso, oferecendo cada vez mais opções de conteúdo pequeno, como vídeos curtos e conteúdo efêmero (desaparecimento).

No final de 2020, o Twitter introduziu o Fleets , um recurso semelhante ao Snapchat e ao Instagram Stories.

O Fleets permite que os usuários publiquem mensagens e vídeos curtos que desaparecem após 24 horas.

Embora o Fleets exista há apenas alguns meses, o feedback inicial parece sugerir que ele aumenta o envolvimento do usuário .

12. MAIS OPÇÕES DE REALIDADE AUMENTADA

O mercado de Realidade Aumentada (AR) ainda está em sua infância.

Mas projeta-se que ganhe força nos próximos anos.

Aproximadamente 48% dos consumidores foram projetados para usar AR de alguma forma até o final de 2021.

Espera-se que AR e VR se tornem mais comuns à medida que as redes celulares se tornam mais fortes e rápidas.

Em 2023, o mercado AR está projetado para gerar US$ 70 a US$ 75 bilhões em receita anual .

As redes de mídia social estão entrando na tendência cedo.

O AR foi incorporado aos filtros do Instagram desde 2017 . Em 2019, o Instagram intensificou ainda mais o jogo AR com uma opção para os usuários criarem seus próprios filtros.

As estatísticas de uso sugerem que os filtros podem quadruplicar o tempo de engajamento dos vídeos.

O envolvimento do usuário com os filtros é de aproximadamente 75 segundos , levando as marcas a lançar seus próprios filtros com os quais os seguidores podem interagir nas mídias sociais.

As plataformas de mídia social e as empresas certamente encontrarão outras maneiras de incorporar AR em suas plataformas.

E o número de aplicativos que apresentam AR provavelmente aumentará nos próximos anos. Muitos dos quais provavelmente serão dedicados a descobrir (e virtualmente “experimentar”) novos produtos.

Pokemon Go, que foi baixado mais de um bilhão de vezes, provavelmente foi apenas o começo.

O Facebook também deve lançar seus óculos ainda este ano, com o objetivo de permitir que as pessoas registrem memórias com mais facilidade sem precisar usar seus telefones.

13. UTILIZAÇÃO CRESCENTE DE CONTEÚDO GERADO PELO USUÁRIO

As empresas estão cada vez mais incorporando conteúdo gerado pelo usuário (UGC) em suas estratégias de marketing de mídia social.

As marcas que incorporam UGC têm um aumento de 20% no retorno de visitantes e um aumento de 90% no tempo que os consumidores passam em seus sites.

As imagens UGC também são 81% mais propensas a converter .

Existem várias vantagens do UGC para as empresas, incluindo o fato de ser mais barato do que a publicidade tradicional, mais identificável e pode ajudar as marcas a serem percebidas como mais autênticas e socialmente conscientes.

Autenticidade é cada vez mais importante para os consumidores.

Aproximadamente 90% dos consumidores relataram que a autenticidade desempenhou um fator importante em suas decisões de compra, contra 86% em 2017.

Os consumidores têm 2,4 vezes mais chances de achar o UGC mais autêntico do que a marca tradicional.

Aproximadamente 92% dos consumidores relatam que confiam no UGC mais do que em qualquer outro tipo de conteúdo de marketing.

O UGC está prosperando no Facebook e no Instagram, o que pode levar outras plataformas de mídia social a incorporar o UGC no futuro.

Aproximadamente 78% das empresas de marketing consideram o Facebook uma ferramenta de marketing eficaz e 70% consideram o Instagram uma ferramenta de marketing eficaz.

14. A “SEPARAÇÃO” DO REDDIT

Há 10 anos, o site de classificados Craigslist foi essencialmente “desmembrado” em dezenas de nichos verticais separados.

Dezenas de grandes empresas foram geradas, principalmente Airbnb, Zillow e Indeed (entre muitas outras). E agora, o mesmo está acontecendo com o Reddit.

A Discord (agora avaliada em US $ 15 bilhões ) esculpiu o primeiro grande pedaço do Reddit como o “Slack for Gaming”.

Ele ouviu as necessidades do subreddit de jogos League of Legends (LoL) e cresceu por trás dessa comunidade.

Sua oferta principal tornou-se a ferramenta de bate-papo por voz de esports padrão de fato que os jogadores precisavam. E a marca deles realmente ressoou com essa comunidade específica.

Quais são os próximos nichos?

Os subreddits mais maduros são aqueles que podem se beneficiar de recursos personalizados voltados para esses usuários específicos.

Outro fator importante é quando uma comunidade é impulsionada pela responsabilidade, em vez do anonimato fornecido pelo Reddit.

Indie Hackers é um excelente exemplo de ambas as coisas em jogo.

12 mil usuários migram para esta comunidade online formada por pessoas que estão “construindo projetos online que podem gerar receita” em público.

O Reddit tem muitas comunidades como Entrepreneur, Startups e SideProject.

Mas muitas das discussões que poderiam acontecer neles agora estão acontecendo no Indie Hackers.

Isso ocorre porque o Indie Hackers possui recursos que o Reddit simplesmente não possui.

Por exemplo, os usuários podem configurar uma página personalizada para seu produto, definir metas e documentar sua jornada de negócios ao longo do caminho.

Outra rede social de nicho de sucesso com recursos sob medida é o Vivino . Esta comunidade online de vinhos tem seletores de perfil de sabor projetados especificamente para os amantes do vinho.

CONCLUSÃO

Espera-se que o uso da mídia social permaneça em uma trajetória ascendente nos próximos 2 a 3 anos.

E os gigantes da mídia social (como Facebook, Instagram e Snapchat) provavelmente não vão a lugar nenhum, apesar da concorrência emergente.

Novos recursos, como conteúdo efêmero, vídeos curtos e AR, estão garantindo que os usuários fiquem grudados nessas principais plataformas de mídia social por períodos mais longos todos os dias.

O engajamento crescente é projetado para continuar a alimentar o comércio social e gerar receita para as empresas.

Como resultado, espera-se que as empresas procurem mais maneiras de adaptar sua estratégia de mídia social às mudanças que essas plataformas implementam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *