1. Monte um plano ou uma estratégia de marketing
Quando se fala em mídias sociais para pequenas empresas, não podemos pensar em uma estratégia aleatória.
Antes de criar seu perfil no Instagram, pense nos seguintes itens:
a) Quem é meu público-alvo?
b) Quais são meus principais serviços?
c) Quais são meus diferenciais em relação a concorrência?
2. Crie um cronograma de postagens
Fazer o marketing e ser parte da equipe de trabalho é uma rotina comum para donos de PMEs. Por isso mesmo, continuando com a ideia de planejar, crie um cronograma de postagens diárias.
Para ajudar nas ideias, pegue sugestões com a sua equipe, pesquise notícias relevantes do seu setor que você possa repercutir, pesquise seus principais concorrentes para saber do que eles estão falando.
Com os temas definidos você pode produzir imagens, criar os textos das legendas e gravar pequenos vídeos explicativos.
3. Interaja com seu público
Planejar e publicar conteúdo nas mídias sociais para pequenas empresas significa gerar conversas.
Por isso, não se limite apenas a postar conteúdo e ignorar as interações e perguntas dos clientes. Esse “descaso” pode gerar uma imagem negativa para sua empresa.
4. Invista em publicidade nas mídias sociais
Outro braço para usar as mídias sociais para pequenas empresas de maneira eficiente é fazendo anúncios nessas plataformas.
Uma vantagem que as redes sociais oferecem em relação às mídias tradicionais é um maior controle do orçamento a ser investido.
Tem R$ 100 para investir por mês? Você pode fazer um anúncio compatível e definir o público para direcioná-lo — gênero, escolaridade, idade, cidade (até bairro é possível segmentar), preferências são alguns exemplos de filtros de público.
O Facebook e o Instagram tem um sistema conjunto para anunciar dentro das duas mídias que é o Gerenciador de Anúncios.
Os anúncios podem, inclusive, ser programados para começar no horário que você preferir.
Dica: se tiver dúvida em relação a qual conteúdo impulsionar, confira o desempenho das postagens da semana e selecione a que tiver melhor alcance/engajamento para ser impulsionada.
Assim, você mantém em alta o posts com assuntos relevantes e pode dividir seu orçamento do mês entre as postagens sem se sobrecarregar.
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