Trocando Verão do PHP no Terminal MacOs

Há muita informação desatualizada na Web que desorienta iniciantes em PHP, propaga más práticas e código inseguro. PHP: Do Jeito Certo é uma referência rápida e fácil de ler para os padrões de código populares do PHP, links para tutoriais confiáveis ao redor da Web e o que as pessoas que contribuem com a linguagem consideram como melhores práticas no momento.

Há várias maneiras de usar PHP. Este site visa introduzir iniciantes em PHP a alguns tópicos que podem não descobrir até que seja tarde demais, e pretende oferecer a profissionais experientes algumas ideias frescas sobre esses tópicos que vêm sendo utilizados há anos sem serem repensados.

Começando

Servidor web embutido

Com a versão PHP 5.4+, você pode começar a aprender PHP sem os problemas de instalar e configurar um servidor web. Para iniciar o servidor, execute o seguinte comando no seu terminal dentro da raiz de seu projeto:

> php -S localhost:8000

Instalação no Mac

O macOS já vem com o PHP, mas ele é normalmente um pouco atrasado em relação à última versão estável. Existem várias maneiras de instalar a última versão do PHP no macOS.

Instalar PHP via Homebrew

Homebrew é um gerenciador de pacotes para MacOS que ajuda você a instalar facilmente o PHP e várias extensões. O repositório central Homebrew fornece “fórmulas” para o PHP 5.6, 7.0, 7.1, 7.2, 7.3, 7.4, e o PHP 8.0. Instale a última versão com este comando:

brew install php@8.0

Você pode alternar entre as versões do PHP do Homebrew modificando a variável PATH. Alternativamente você pode usar o brew-php-switcher para alternar as versões PHP automaticamente.

Instalar PHP via Macports

O projeto MacPorts é uma iniciativa da comunidade de código aberto para projetar um sistema fácil de usar para compilar, instalar e atualizar softwares pela linha de comando, X11 ou software de código aberto baseado em Aqua no sistema operacional OS X.

O MacPorts suporta binários pré-compilados, portanto, você não precisa recompilar todas as dependências dos arquivos tar de origem, ele agiliza sua vida se você não tiver nenhum pacote instalado no seu sistema.

Neste momento, você pode instalar php54php55php56php70php71php72php73php74 ou php80 usando o comando port install, como por exemplo:

  sudo port install php74
  sudo port install php80

E você pode utilizar o comando select para trocar a versão ativa do PHP:

  sudo port select --set php php80

Instalar PHP via phpbrew

phpbrew é uma ferramenta para instalar e gerenciar múltiplas versões do PHP. Isso pode ser realmente útil se duas diferentes aplicações/projetos precisam de diferentes versões do PHP e você não está usando máquinas virtuais.

Instalar PHP via instalador binário da Liip’s

Outra opção popular é o php-osx.liip.ch que fornece métodos de instalação para versões PHP da 5.3 até a 7.3. Ele não substitui os binários do PHP instalados pela Apple, mas instala tudo em uma localização separada (/usr/local/php5).

Compilar do código fonte

Outra opção que lhe dá o controle sobre a versão do PHP você instalar, é compilar o código fonte. Nesse caso, certifique-se de ter instalado o Xcode ou o substituto da Apple “Command Line Tools for XCode” que pode ser encontrado no Apple’s Mac Developer Center.

Instaladores All-in-One

As soluções listadas acima lidam apenas com o PHP e não fornecem coisas como ApacheNginx ou um servidor SQL. As soluções All-in-one como MAMP e XAMPP vão instalar estes outros programas para você e amarrá-los todos juntos, mas a facilidade de configuração compromete a flexibilidade.

Instalação no Windows

Você pode fazer o download dos binários no site windows.php.net/download. Depois de extrair o arquivo baixado, é recomendado incluir na variável PATH a pasta raiz do seu PHP (onde o arquivo php.exe está localizado). Dessa forma você pode executar o PHP de qualquer lugar.

Para aprender e desenvolver localmente, você pode utilizar o servidor web embutido do PHP 5.4+, de forma que você não precisa se preocupar em configurá-lo. Se você prefere um “pacote completo” que inclui um servidor web e MySQL, então ferramentas como Web Platform InstallerXAMPPEasyPHPOpenServer e WAMP irão te ajudar a montar rapidamente um ambiente de desenvolvimento em Windows. Dito isso, estas ferramentas serão um pouco diferentes das ferramentas em produção, portanto tenha cuidado quanto às diferenças de ambiente caso esteja trabalhando em Windows e publicando em Linux.

Caso você precise rodar seu ambiente de produção em Windows, então o IIS7 vai lhe dar mais estabilidade e melhor performance. Você pode usar o phpmanager (um plugin GUI para o IIS7) para tornar a configuração e o gerenciamento do PHP mais simples. O IIS7 vem com o FastCGI embutido e pronto para uso, você só precisa configurar o PHP como handler. Para suporte e mais recursos, existe uma área dedicada no iis.net ao PHP.

Geralmente rodar sua aplicação em ambientes diferentes para desenvolvimento e produção podem levar a bugs estranhos enquanto estiverem rodando. Se você está desenvolvendo no Windows e irá fazer deploy no Linux (ou qualquer outro ambiente não Windows) então você deveria considerar usar uma Máquina Virtual.

Chris Tankersley tem uma postagem muito útil em quais ferramentas ele usa para o Desenvolvimento PHP usando Windows.

fonte: https://www.dio.me/articles/php-do-jeito-certo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *