Todo o conteúdo de uma marca ou produto necessita de um apelo, seja racional ou emocional, dentro do marketing digital conseguimos analisar o consumidor geração Y será mais afetado por uma comunicação mais racional, já um consumidor mais antigo como geração X e Z poderá reagir melhor a uma comunicação mais emocional, uma vez que já ultrapassou a barreira da experiência em relação à utilização do produto ou marca e já criou um vínculo e se fidelizou.
Mas a questão deve ser, qual o apelo devo usar? Algo racional ou emocional?
Não existe uma resposta padrão, isso vai depender do foco estratégico que se pretende estabelecer.
Conteúdos racionais são normalmente utilizados para dar destaque a atributos de produtos, serviços ou marcas, bem como aos benefícios da sua utilização, como por exemplo: O sabão em pó que tira as manchas, não deixa resíduos e não deixa formar bolinhas no tecido.
Já os conteúdos emocionais pretendem criar sentimentos no consumidor, associações emocionais que aumentem a conexão com este conteúdo criado e consequentemente com a própria marca, exemplificando: O macarrão que reúne a família para um gostoso almoço de domingo.
Percebeu a diferença? Agora ficou mais fácil seguir uma linguagem para atingir o seu público alvo.